Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/vocabulario.php on line
17
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/vocabulario.php on line
17
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/vocabulario.php on line
17
Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/vocabulario.php on line
22
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/vocabulario.php on line
22
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/vocabulario.php on line
22
Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/vocabulario.php on line
27
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina_ling.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/vocabulario.php on line
27
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina_ling.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/vocabulario.php on line
27
Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/vocabulario.php on line
32
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina_ling3.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/vocabulario.php on line
32
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina_ling3.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/vocabulario.php on line
32
Conhecendo o Vocabulário
Aprender a ler e escrever será uma tarefa que irá consumir
muita energia dos alunos que iniciam o primeiro ciclo do Ensino Fundamental.
Mas ensiná-los a realizar essa façanha de uma maneira gostosa
e mais fácil deve ser o desafio da professora e dos materiais didáticos.
A psicolingüística tem mostrado que uma das estratégias
empregadas pelo aluno para iniciar o processo de leitura é associar
uma ou mais letras que ele reconheça em uma palavra ao seu significado.
É uma estratégia de mapeamento de uma imagem visual de letras,
reconhecida em circuitos visuais do seu cérebro, em outras células
de memória semântica que representam características que
definem o significado da palavra a ser lida. É a chamada leitura semântica.
A leitura semântica
A leitura da palavra ONÇA (Figura 1), por exemplo, pode ser realizada
pelo reconhecimento visual das letras O e N, que serão associadas à
memória semântica que descreve a onça como um animal selvagem
e carnívoro, com pintas, etc. Quando ouvimos a palavra ONÇA,
imaginamos mentalmente sua propriedades, recriando sua imagem visual, o som
de seu rugido, etc. Quando a criança reconhece as letras O e N, pode
desencadear o mesmo processo de imaginação sobre o animal. Através
dessa lembrança, também relembrará a fonação
da palavra onça. Por isso, apesar de utilizar apenas as letras O e
N, fonará a palavra inteira onça.
A ON ÇA é um animal: Selvagem e Carnívoro
Figura 1
Introduzindo as palavras a serem trabalhadas
É muito importante trabalhar com listas de palavras de uma mesma categoria,
para facilitar a associação entre letras e semântica de
uma maneira mais produtiva. Uma das melhores maneiras é utilizar uma
história sobre um tema bem definido e de interesse dos alunos, por
exemplo, O Parque Nacional da Amazônia (Figura 2). Um tema envolvendo
animais diferentes torna interessante e prático o trabalho inicial
do aprender a ler e escrever um conjunto de nomes e um conjunto de verbos
relacionados com um mesmo assunto.

Figura 2: Introduzindo um tema de suporte a uma lista de palavras
Explorando o significado das palavras
Devemos começar o trabalho com atividades que explorem a semântica
dos nomes dos animais, focando sua alimentação, habitat e classificação
(Figura 3). Assim, as áreas cerebrais responsáveis pela leitura
ativarão as áreas responsáveis pela semântica e
o aluno saberá o significado do que está lendo ou escrevendo.
As atividades devem ser bastante ilustradas tanto para facilitar as associações
semânticas sem a necessidade do aluno ter que ler todas as palavras
usadas, quanto para induzir o aprendizado dessas palavras que ainda não
consegue ler.

Figura 3 : Trabalhando o significado das palavras