As primeiras atividades devem mostrar disponibilizar todas as informações para o aluno (Figura 4) para facilitar a associação letras/significado. Assim, o aluno pode começar a associar as letra MC à figura do macaco. É a primeira etapa do processo de aprendizado da leitura semântica.
Um dos Roteiros de Atividades para leitura do Sistema Enscer mostra a figura do animal cujo nome servirá de modelo para a leitura. O aluno deverá identificar, entre cinco palavras, aquela que se refere ao animal. Poderá resolver o problema, inicialmente, comparando as letras do modelo com as alternativas. Mas, com a repetição da tarefa irá memorizar a relação entre letras e figuras. Quando isso acontecer, reduzirá o tempo de resposta para a atividade. O objetivo desse roteiro é reforçar a associação entre as letras das palavras e a semântica visual.
Em um segundo momento, o professor deve começar a retirar a informação visual para que o aluno comece a se concentrar na estrutura da palavra. Nessa situação, as atividades forçam dois momentos de leitura: um da palavra visual e outro da palavra modelo. A palavra como um modelo já é uma associação da sua forma visual com o seu significado. Essa atividade deve ser utilizada depois que o aluno já tiver dado mostras, no roteiro anterior, de que já iniciou um processo de leitura, pois seu tempo de resposta diminuiu.
Finalmente, podemos utilizar atividades que impliquem em um processo de leitura já estabilizado, apresentando a palavra modelo para que o aluno a associe ao seu significado, como preconiza a psicolingüística moderna (Figura 6).
A partir do momento em que o aluno começa a criar hipóteses sobre as palavras, o tamanho da lista deve ser aumentado para forçá-los a utilizarem um número cada vez maior de letras das palavras para poderem diferenciar todos os nomes e verbos. Com isso eles começarão a descobrir que certos grupos de letras ( por exemplo, pa; sa; mo; etc. ) são freqüentes enquanto que outros são mais raros ( por exemplo, nt; rs; etc. ), ou outros nunca ocorrem (por exemplo, dd; tt; etc. ). Estarão, então a caminho de descobrir a estrutura da sílabas em português. os aluno vão iniciar essas descobertas a partir do tipo de sílaba mais comum e mais simples: do tipo Consoante-Vogal.