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Artigos EINA - Linguagem - Nível 3

Iniciando a Leitura

As primeiras atividades devem mostrar disponibilizar todas as informações para o aluno (Figura 4) para facilitar a associação letras/significado. Assim, o aluno pode começar a associar as letra MC à figura do macaco. É a primeira etapa do processo de aprendizado da leitura semântica.

Um dos Roteiros de Atividades para leitura do Sistema Enscer mostra a figura do animal cujo nome servirá de modelo para a leitura. O aluno deverá identificar, entre cinco palavras, aquela que se refere ao animal. Poderá resolver o problema, inicialmente, comparando as letras do modelo com as alternativas. Mas, com a repetição da tarefa irá memorizar a relação entre letras e figuras. Quando isso acontecer, reduzirá o tempo de resposta para a atividade. O objetivo desse roteiro é reforçar a associação entre as letras das palavras e a semântica visual.


Figura 4: Um início para a leitura

Desenvolvendo a Leitura

Em um segundo momento, o professor deve começar a retirar a informação visual para que o aluno comece a se concentrar na estrutura da palavra. Nessa situação, as atividades forçam dois momentos de leitura: um da palavra visual e outro da palavra modelo. A palavra como um modelo já é uma associação da sua forma visual com o seu significado. Essa atividade deve ser utilizada depois que o aluno já tiver dado mostras, no roteiro anterior, de que já iniciou um processo de leitura, pois seu tempo de resposta diminuiu.


Figura 5: Focalizando as palavras

Consolidando a Leitura

Finalmente, podemos utilizar atividades que impliquem em um processo de leitura já estabilizado, apresentando a palavra modelo para que o aluno a associe ao seu significado, como preconiza a psicolingüística moderna (Figura 6).


Figura 6: A correta associação palavra/significado.

A partir do momento em que o aluno começa a criar hipóteses sobre as palavras, o tamanho da lista deve ser aumentado para forçá-los a utilizarem um número cada vez maior de letras das palavras para poderem diferenciar todos os nomes e verbos. Com isso eles começarão a descobrir que certos grupos de letras ( por exemplo, pa; sa; mo; etc. ) são freqüentes enquanto que outros são mais raros ( por exemplo, nt; rs; etc. ), ou outros nunca ocorrem (por exemplo, dd; tt; etc. ). Estarão, então a caminho de descobrir a estrutura da sílabas em português. os aluno vão iniciar essas descobertas a partir do tipo de sílaba mais comum e mais simples: do tipo Consoante-Vogal.

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