Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/leitura.php on line
17
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/leitura.php on line
17
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/leitura.php on line
17
Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/leitura.php on line
22
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/leitura.php on line
22
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/leitura.php on line
22
Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/leitura.php on line
27
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina_ling.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/leitura.php on line
27
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina_ling.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/leitura.php on line
27
Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/leitura.php on line
32
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina_ling3.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/leitura.php on line
32
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina_ling3.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/leitura.php on line
32
Iniciando a Leitura
As primeiras atividades devem mostrar disponibilizar todas as informações
para o aluno (Figura 4) para facilitar a associação letras/significado.
Assim, o aluno pode começar a associar as letra MC à figura
do macaco. É a primeira etapa do processo de aprendizado da leitura
semântica.
Um dos Roteiros de Atividades para leitura do Sistema Enscer mostra a figura
do animal cujo nome servirá de modelo para a leitura. O aluno deverá
identificar, entre cinco palavras, aquela que se refere ao animal. Poderá
resolver o problema, inicialmente, comparando as letras do modelo com as alternativas.
Mas, com a repetição da tarefa irá memorizar a relação
entre letras e figuras. Quando isso acontecer, reduzirá o tempo de
resposta para a atividade. O objetivo desse roteiro é reforçar
a associação entre as letras das palavras e a semântica
visual.

Figura 4: Um início para a leitura
Desenvolvendo a Leitura
Em um segundo momento, o professor deve começar a retirar a informação
visual para que o aluno comece a se concentrar na estrutura da palavra. Nessa
situação, as atividades forçam dois momentos de leitura:
um da palavra visual e outro da palavra modelo. A palavra como um modelo já
é uma associação da sua forma visual com o seu significado.
Essa atividade deve ser utilizada depois que o aluno já tiver dado
mostras, no roteiro anterior, de que já iniciou um processo de leitura,
pois seu tempo de resposta diminuiu.

Figura 5: Focalizando as palavras
Consolidando a Leitura
Finalmente, podemos utilizar atividades que impliquem em um processo de leitura
já estabilizado, apresentando a palavra modelo para que o aluno a associe
ao seu significado, como preconiza a psicolingüística moderna
(Figura 6).

Figura 6: A correta associação palavra/significado.
A partir do momento em que o aluno começa a criar hipóteses
sobre as palavras, o tamanho da lista deve ser aumentado para forçá-los
a utilizarem um número cada vez maior de letras das palavras para poderem
diferenciar todos os nomes e verbos. Com isso eles começarão
a descobrir que certos grupos de letras ( por exemplo, pa; sa; mo; etc. )
são freqüentes enquanto que outros são mais raros ( por
exemplo, nt; rs; etc. ), ou outros nunca ocorrem (por exemplo, dd; tt; etc.
). Estarão, então a caminho de descobrir a estrutura da sílabas
em português. os aluno vão iniciar essas descobertas a partir
do tipo de sílaba mais comum e mais simples: do tipo Consoante-Vogal.