Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/escrita.php on line
17
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/escrita.php on line
17
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/escrita.php on line
17
Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/escrita.php on line
22
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/escrita.php on line
22
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/escrita.php on line
22
Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/escrita.php on line
27
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina_ling.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/escrita.php on line
27
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina_ling.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/escrita.php on line
27
Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/escrita.php on line
32
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina_ling3.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/escrita.php on line
32
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina_ling3.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/escrita.php on line
32
Iniciando a Escrita
O ensino da escrita deve ser tratado de maneira semelhante ao da leitura.
Inicialmente, o aluno deve ter todo o apoio semântico para realizar
tarefas de cópia das palavras (nomes e verbos) da lista (Figura 7).

Figura 7: Um apoio global para o aprendizado da escrita.
Desenvolvendo a Escrita
Gradativamente, o apoio visual deve ser retirado para que o aluno passe a
depender mais da leitura para solucionar a atividade (Figura 8). O tempo de
resposta e o número de acerto e erro para solução da
tarefa pode ser utilizado para medir esse progresso.

Figura 8: A escrita que se apoia na leitura semântica
Consolidando a Escrita
Depois das atividades iniciais para escrita, jogos de palavras cruzadas e
diagrama podem ser utilizados para treinamento avançado da leitura
e escrita (Figura 9).
Figura 9: Várias formas divertidas de consolidar a
leitura e escrita.
As atividades de escrita e leitura se complementam utilizando a semântica
como mediadora. A leitura deve remeter à semântica, e essa à
escrita. A medida que esse processo se estabelece, a cópia deixa de
ser ferramenta importante no aprendizado.