ENSCER

Login
Entrar em Contato
Ver Meus Contatos

Artigos EINA - Linguagem - Nível 3

Iniciando a Escrita

O ensino da escrita deve ser tratado de maneira semelhante ao da leitura. Inicialmente, o aluno deve ter todo o apoio semântico para realizar tarefas de cópia das palavras (nomes e verbos) da lista (Figura 7).


Figura 7: Um apoio global para o aprendizado da escrita.

Desenvolvendo a Escrita

Gradativamente, o apoio visual deve ser retirado para que o aluno passe a depender mais da leitura para solucionar a atividade (Figura 8). O tempo de resposta e o número de acerto e erro para solução da tarefa pode ser utilizado para medir esse progresso.


Figura 8: A escrita que se apoia na leitura semântica

Consolidando a Escrita

Depois das atividades iniciais para escrita, jogos de palavras cruzadas e diagrama podem ser utilizados para treinamento avançado da leitura e escrita (Figura 9).

Figura 9: Várias formas divertidas de consolidar a leitura e escrita.

As atividades de escrita e leitura se complementam utilizando a semântica como mediadora. A leitura deve remeter à semântica, e essa à escrita. A medida que esse processo se estabelece, a cópia deixa de ser ferramenta importante no aprendizado.

:: ENSCER - Ensinando o Cérebro :: 2020 ::