Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/textos.php on line
17
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/textos.php on line
17
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/textos.php on line
17
Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/textos.php on line
22
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/textos.php on line
22
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/textos.php on line
22
Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/textos.php on line
27
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina_ling.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/textos.php on line
27
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina_ling.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/textos.php on line
27
Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/textos.php on line
32
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina_ling3.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/textos.php on line
32
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina_ling3.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/textos.php on line
32
Trabalhando Textos
Para se trabalhar textos no Nível 3, podemos iniciar com atividades
orais para ordenação de uma história previamente discutida
com os alunos. O encadeamento dos eventos da história é estudado
em um roteiro no qual o aluno ordena as principais cenas de acordo com sua
interpretação, e ouve como ficaria recontada a história
dessa maneira. Deverá julgar se sua reordenação dos eventos
é coerente ou não (Figura 11). O encadeamento de eventos está
a cargo da chamada memória executiva, no lobo frontal dorsolateral.

Figura 11: Ordenação de histórias
Depois de ter sido trabalhado o vocabulário verbal ( roteiros de semântica
), a leitura e a escrita da lista de palavras, estudado a estrutura das frases
da história, e analisado a seriação de seus eventos,
o aluno estará preparado para exercitar sua criatividade. Para isso,
um roteiro para tal fim foi criado, no qual cenas da história estão
disponíveis para que o aluno escolha aquelas que quiser para recontar
sua versão ou criar uma nova história. Para isso, seleciona
a cena e pode compor pequenas frases para produzir sua história.

Figura 12: Criando sua versão da história
Para apoiar todas essas atividades, há um roteiro que permite à
professora ou aluno imprimir as peças de um baralho sobre as características
dos animais da Amazônia. Esse baralho serve de material lúdico
para apoio a atividades em classe ou para brincadeira entre colegas.
Um dicionário simplificado sobre os animais da história é
disponibilizado a partir de várias aulas, através da tecla Executar,
e também através de ícone específico na tela de
roteiros.

Figura 14: Dicionário Ilustrado