ENSCER

Login
Entrar em Contato
Ver Meus Contatos

Artigos EINA - Linguagem - Nível 3

Trabalhando Textos

Para se trabalhar textos no Nível 3, podemos iniciar com atividades orais para ordenação de uma história previamente discutida com os alunos. O encadeamento dos eventos da história é estudado em um roteiro no qual o aluno ordena as principais cenas de acordo com sua interpretação, e ouve como ficaria recontada a história dessa maneira. Deverá julgar se sua reordenação dos eventos é coerente ou não (Figura 11). O encadeamento de eventos está a cargo da chamada memória executiva, no lobo frontal dorsolateral.


Figura 11: Ordenação de histórias

Depois de ter sido trabalhado o vocabulário verbal ( roteiros de semântica ), a leitura e a escrita da lista de palavras, estudado a estrutura das frases da história, e analisado a seriação de seus eventos, o aluno estará preparado para exercitar sua criatividade. Para isso, um roteiro para tal fim foi criado, no qual cenas da história estão disponíveis para que o aluno escolha aquelas que quiser para recontar sua versão ou criar uma nova história. Para isso, seleciona a cena e pode compor pequenas frases para produzir sua história.


Figura 12: Criando sua versão da história

Para apoiar todas essas atividades, há um roteiro que permite à professora ou aluno imprimir as peças de um baralho sobre as características dos animais da Amazônia. Esse baralho serve de material lúdico para apoio a atividades em classe ou para brincadeira entre colegas.

Um dicionário simplificado sobre os animais da história é disponibilizado a partir de várias aulas, através da tecla Executar, e também através de ícone específico na tela de roteiros.


Figura 14: Dicionário Ilustrado

:: ENSCER - Ensinando o Cérebro :: 2024 ::