Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/frases.php on line
17
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/frases.php on line
17
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/frases.php on line
17
Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/frases.php on line
22
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/frases.php on line
22
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/frases.php on line
22
Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/frases.php on line
27
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina_ling.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/frases.php on line
27
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina_ling.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/frases.php on line
27
Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/frases.php on line
32
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina_ling3.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/frases.php on line
32
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina_ling3.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/nivel3/frases.php on line
32
Trabalhando Frases
Uma vez desenvolvida a leitura e escrita da lista de palavras, pode-se começar
a analisar a estrutura das frases utilizadas nas histórias. Podemos
utilizar atividades para mostrar que os nomes precedem os verbos nas frases
da história, uma vez que essa é a ordenação básica
na língua portuguesa. Nossa língua é daquelas cuja estrutura
frasal básica é SVO, isto é, a ordem mais freqüente
de precedências dos elementos na frase é Sujeito, Verbo e Objeto.
Mas, não podemos ainda tentar formalizar os conceitos gramaticais dessas
palavras, devemos trabalhar com o auxílio de figuras dentro do contexto
predeterminado.
As neurociências têm mostrado que áreas diferentes do
cérebro são envolvidas no processamento dos nomes e verbos.
O acesso à memória semântica dos nomes se faz predominantemente
na região temporal postero-superior, enquanto que o acesso à
memória procedural que descreve as ações verbais se faz
predominantemente no cortex pré-frontal. Assim, todas as crianças
que saibam falar, devem saber a diferença entre objetos e ações,
só podem não saber quando classificá-los em sujeito,
verbo ou objeto. Da mesma forma, todos nós sabemos qual é diferença
entre uma minhoca e um verme, mas poucos sabem que o primeiro é classificado
pelos biólogos como anelídeo e o segundo como asquelminto.
Um dos Roteiros de Atividades sobre estrutura frasal se apoia na semântica
visual, pois suas atividades foram pensadas para que o aluno, ao identificar
o animal ou verbo ao qual a frase se refere, veja que as figuras representativas
dos nomes se posicionam no início da frase, enquanto que aquelas relacionadas
ao verbos ficam no meio dela. Em outro Roteiro, o aluno tem que digitar o
nome do animal ou verbo para completar as frases apresentadas. (Figura 10).
Figura 10