ENSCER

Login
Entrar em Contato
Ver Meus Contatos

APAE - Jundiaí

Informática, Criatividade, Auto-Estima: Uma Experiência Com Projetos Integrados.

II Fórum de Informática aplicada às Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais – 27/08/03

VIDA DE INSETO e, CURIOSIDADES SOBRE OS ANIMAIS E SUA CLASSIFICAÇÃO.

O primeiro “Vida de Inseto”, trata-se de um projeto que visa levar o aluno a descobrir como vivem esses pequenos animais. Tem como objetivos específicos: fazer um relatório sobre a estrutura física do inseto utilizando palavras e gráficos, incluindo todas as partes do corpo, cor, aspecto. Explorar e relatar todos os quatro elementos do habitat de um inseto: alimento, água, abrigo e ambiente e montar o ciclo de vida do inseto. O segundo Projeto “Curiosidades sobre os animais e sua Classificação” , teve como objetivos: levar o aluno a perceber e identificar as diferenças e classificar os animais, segundo suas características fisiológicas, habitat, alimentação e elaborar Ficha técnica para apresentação na Feira de Ciências. Os Professores de ambos os casos, promoveram a adaptação e definiram como objetivos gerais: Ampliar o conhecimento dos alunos sobre os animais e sua classificação; Desenvolver: o Interesse pela pesquisa; as Habilidades em manusear o computador e suas ferramentas; a Sociabilidade e Cooperação no trabalho de grupo; a Ampliação do vocabulário oral e escrito; a Valorização da auto-estima do aluno e o Senso de responsabilidade. Os Softwares necessários para o desenvolvimento foram: Microsoft Word, Paint (acessórios do Windows) e Power Pointer 2000; Internet Explorer 5.0 e a Encarta. Outro recurso utilizado foi o Sistema Enscer (ficha técnica e histórias). As Disciplinas envolvidas : Ciências – Informática e Língua Portuguesa.

O trabalho, de ambos os Projetos, foi dividido em etapas: Primeiro cada Professor se preparou reunindo todos os materiais e instrumentos que pretendia fazer uso; promoveu a discussão com o seu grupo sobre o tema e definiu em conjunto a proposta e plano de ação; A turma foi dividida em subgrupos. Cada grupo com responsabilidade em desenvolver parte da pesquisa de acordo com o Inseto ou a classe a qual o animal pertencia ( mamíferos, aves, anfíbios, répteis, insetos ). Num segundo momento, os grupos de posse do material teórico ( selecionado pelo Professor e alunos em sala de aula ) passam a fazer os registros dos dados com a digitação, criando e salvando arquivos, no Laboratório. Em seguida cada grupo montou a ficha técnica do Inseto ou do animal, contendo figura e texto explicativo. Num outro momento cada grupo executou a montagem dos slides para o dia a apresentação. Os alunos treinaram a dinâmica da apresentação no dia da Feira. No dia agendado, cada equipe promoveu a exposição com talento e sucesso. Sendo elogiados por todo o público presente.

NOSSA REVISTA

Dentro do Projeto de Leitura a Professora desenvolveu o Tema Nossa Revista, escolhendo o Laboratório de Informática como ambiente de pesquisa e fonte de informações teóricas e de marketing a serem utilizadas pelos alunos na criação de sua própria revista. Os objetivos foram de estimular a criatividade e a pesquisa e desenvolver leitura e escrita de textos. A turma foi dividida em grupos segundo os interesses. E o grupo responsável em coletar dados no Laboratório efetivaram a pesquisa. O tema de pesquisa via Internet foi : Observar diferentes desenhos de capas e manchetes de diversas revistas; ler manchetes de destaque ; pesquisar: a biografia do Candidato ( na época ) Sr. Luiz Inácio Lula da Silva e os Presidentes do Brasil República e respectivas características de governo. Num outro momento os alunos digitaram matérias de seu interesse. Os Softwares necessários para o desenvolvimento foram: Microsoft Word ; Internet Explorer 5.0. As Disciplinas envolvidas : História – Informática e Língua Portuguesa.

MEU DICIONÁRIO

Neste Projeto, os objetivos foram promover a fixação de vocabulário de listas de palavras trabalhadas em sala de aula, além de desenvolver a grafia correta das palavras, bem como facilitar o processo de leitura, com o apoio da tecnologia. A professora selecionou um grupo de alunos segundo suas potencialidades e interesses. Cada aluno com o direcionamento necessário iniciou a criação de páginas do seu dicionário, salvando e nomeando arquivo. Softwares necessários: Word e WordArt, além do seu caderno pessoal.

Links Relacionados

Divulgações do Trabalho

Ressonância Magnética

Relatório do Mapeamento Cerebral

:: ENSCER - Ensinando o Cérebro :: 2024 ::