As atividades são planejadas em parceria, com bases nos Temas sugeridos pelas Professoras segundo Projetos Pedagógicos desenvolvidos em Sala de Aula.
Com a disponibilidade do Sistema Enscer, bem como os diferentes Softwares, os alunos da Escola; do Núcleo de Atendimento à Síndrome do Autismo e os aprendizes do Centro de Treinamento Profissionalizante – CTP, são beneficiados com os recursos da informática, no que se refere ao desenvolvimento de suas potencialidades e habilidades perceptivas sensoriais, por meio de jogos pedagógicos que ilustram e exercitam a discriminação e reconhecimento de sons, cores, formas, bem como, noções de espaço e tempo, quantidades e numerais e operações aritméticas. Além de facilitar o processo de alfabetização daqueles que apresentam comprometimento na sua coordenação motora fina, dificultando ou inibindo seu desenvolvimento na escrita, por vias convencionais, podem fazê-lo com o teclado através da digitação. E ainda, viabiliza e instrumentaliza os aprendizes para a inclusão no mercado de trabalho (curso de informática desenvolvido em parceria com a Escola de Informática Shelton Franschaising) .
Com a disponibilidade da informática o Educador tem no microcomputador um aliado que lhe permite novas formas e condições de observar e registrar o desempenho dos alunos a partir de suas produções, através do editor de desenho/texto e/ou em jogos com respostas objetivas (acerto/erro) . Respostas que podem ser analisadas e comparadas periodicamente, servindo como um dos instrumentos de avaliação.
Nesse processo de ensino e aprendizagem, com o microcomputador integrado aos recursos didáticos é importante ressaltar a necessidade da capacitação de professores para o êxito do trabalho. O conhecimento prévio e o domínio quanto a utilização das ferramentas e acessórios dos Softwares inclusos nos projetos são aspectos indispensáveis, a fim de facilitar a dinâmica do Laboratório.
Iniciamos cada trabalho com a discussão, análise e definição em conjunto, com os alunos e professor da turma, quais as regras/limites para o uso do Laboratório, objetivando o desenvolvimento de habilidades como: atenção, respeito, conservação, senso de responsabilidade; bem como incentivar a pesquisa, a criatividade e a comunicação alternativa e globalizada dos alunos; além de promover o desenvolvimento da familiaridade e manuseio adequados do equipamento; uso de diferentes Softwares e o acesso a Internet.
A partir deste momento, relataremos a mais recente experiência vivenciada pelos nossos alunos da Escola de Educação Especial “Profª. Ignêz Aparecida de Oliveira e Silva Enfeldt” – Apae de Jundiaí que deu origem ao Banner exposto neste evento.
O desafio aceito pela equipe formada por Professores, Alunos, Pedagoga Responsável
pelo Laboratório e Orientadora Pedagógica, foi o de integrar
o computador em atividades didáticas, promovendo a utilização
de vários aplicativos da Microsoft, bem como o sistema ENSCER no Laboratório
de Informática. Fazendo uso da proposta da Microsoft para a área
educacional transcrita nos “Projetos para a Sala de Aula” devidamente
adaptados à realidade da escola e dos usuários.
A proposta da Microsoft descreve o potencial de transformação
que o computador carrega exigindo um esforço de todos, bem como requer
a presença de Softwares adequados e pessoas preparadas para sua utilização.
Conforme nos descreve Lia Rosenberg, Consultora em Educação, as atividades descritas nos Projetos para a Sala de Aula da Microsoft, incentivam o uso do equipamento, desenvolvem a familiaridade com os aplicativos mais utilizados no mundo e propõem exercícios motivadores e didáticos que irão reforçar a aprendizagem dos conceitos curriculares implícitos. Além de caracterizar a interdisciplinaridade, a passagem de um domínio a outro do currículo, a ênfase em competências e habilidades comuns a mais de uma disciplina, a referência a temas transversais. Aspectos estes, ressaltados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais ( MEC/SEF).
Vale ressaltar neste momento, que durante o planejamento e elaboração
dos Projetos a serem desenvolvidos no Laboratório, tivemos o cuidado
de criteriosamente analisar qual o grupo de aluno ( alunos alfabetizados e/ou
em fases de ) que faria parte dos trabalhos propostos pela Microsoft, partindo-se
do princípio que em caso de conflito entre as filosofias defendidas,
prevaleceria a proposta defendida pela metodologia educacional do Sistema
ENSCER ( descrita anteriormente ).
Ao longo do segundo semestre de 2002, quatro Professores e seus alunos, sob
supervisão e direcionamento da Pedagoga responsável pelo Laboratório,
aceitaram o desafio e desenvolveram os projetos propostos pela Microsoft (devidamente
adaptados) no ambiente do Laboratório de Informática, visando
como produto final a sua exposição, aos demais alunos e profissionais
da APAE de Jundiaí, durante a realização do evento “Feira
de Ciência” realizada na primeira semana de Dezembro/2002 , nas
dependências da Escola.