ENSCER

Login
Entrar em Contato
Ver Meus Contatos

APAE - Jundiaí

Informática, Criatividade, Auto-Estima: Uma Experiência Com Projetos Integrados.

II Fórum de Informática aplicada às Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais – 27/08/03

CONCLUSÃO

Ao longo do desenvolvimento das etapas de cada projeto, bem como, quando da exposição do produto final, na Semana dedicada a Feira de Ciências, final do 4º bimestre, foi possível observar e concluir que os trabalhos realizados em parceria surtiram resultados positivos e surpreendentes, possíveis também de serem percebidos quando observamos, atentamente, cada expressão estampada nas fotos. Dentre eles ressalvamos:
- a compreensão, esforço e dedicação dos alunos quanto as regras e aos limites na inter-relação: Professor x aluno x Pedagoga x alunos x alunos;
- o senso de responsabilidade, manifestada por grande parte dos alunos, no desenvolvimento e na exposição dos trabalhados;
- a alegria, entusiasmo e dedicação durante as atividades propostas, bem como, no momento da exposição;
- o nível da apresentação, demonstrou que o conteúdo reforçado foi aprendido, parcial ou totalmente por grande parte dos alunos;
- o despertar do senso de cooperação dentre os membros dos grupos, na realização de cada etapa dos trabalhados;
- o esforço e o entusiasmo de grande parte dos alunos durante as pesquisas na Internet;
- o empenho para aprender a fazer uso dos aplicativos/ferramentas/Acessórios do Windows, como também para proceder com a apresentação para o público presente;
- a motivação despertada nos alunos, trazida ao nosso conhecimento, também pelo depoimento de pais, durante a reunião;
- a demonstração de satisfação e auto-estima elevada dos alunos, quando do recebimento do certificado de Honra ao Mérito.

A experiência, nos comprovou que o Laboratório de Informática, é além de um espaço físico e Pedagógico motivador, também uma ferramenta a mais que proporciona a comunicação alternativa e globalizada, a elevação da auto estima do aluno e a interdisciplinaridade no processo de ensino e de aprendizagem.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Rocha, A. F. , Rocha, M. T. (2000). O cérebro na escola. Jundiaí: EINA

Gonçalves, M. de J. , . Rocha, M. T, Macedo, E. C. de, Sennyey, A. L. , Capavilha, F. C. (Org.) (2000). Tecnologia em (Re) Habilitação Cognitiva – São Paulo: Centro Universitário São Camilo. http://www.microsoft.com/brasil/educacional

AGRADECIMENTOS

Professor Titular de Neurociências da UNICAMP, Dr.Armando Freitas da Rocha

Professoras: Carmem Lucia A Alves Siqueira; Claudia Regina Rocha; Isabel Cristina Vieira e Kelly C. Ferreira Bergamasco.

Links Relacionados

Divulgações do Trabalho

Ressonância Magnética

Relatório do Mapeamento Cerebral

:: ENSCER - Ensinando o Cérebro :: 2024 ::