Em 2006, a FAPESP decidiu financiar outro projeto EINA, para avaliar a eficácia do Sistema ENSCER® para promover o desenvolvimento escolar da criança com dificuldades de aprendizagem. Esse estudo foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Ensino do Município de Mogi das Cruzes.
O projeto ENSCER-FAPESP-SMEMG criou 4 laboratórios de informática em 4 escolas pólos localizadas em regiões distintas do município de Mogi das Cruzes. Uma das escolas atende crianças de um conjunto habitacional para indivíduos de baixa renda e com alto índice de criminalidade. Outra escola está localizada em região periférica do município e atende fundamentalmente crianças da zona rural. A terceira escola está localizada em um bairro de classe média. A quarta escola está localizada em zona mais central da cidade e atende uma população mais heterogênea de crianças.
O projeto ENSCER-FAPESP-SMEMG contratou 16 professores
e 2 coordenadores para desenvolvimento das atividades de caracterização
das crianças com dificuldades de aprendizagem e intervenção
para promoção do desenvolvimento escolar das crianças
confirmadas como portadoras de dificuldades de aprendizagem. Para isso,
esse professores foram capacitados para uso do Sistema ENSCER® e para
a coleta de dados sobre o histórico do desenvolvimento da criança