ENSCER

Pesquisas Científicas

Desenvolvimento NeuroCognitivo e Aritmética

O Mapeamento NeuroCognitivo mostra as dificuldades da criança com o cálculo.

Soma

Subtração

Mapa Cognitivo Cerebral de Regressão
Tempo de Resposta x Entropia de Regressão

Soma

Subtração

Sem Dificuldades de Aprendizagem

Com Dificuldades de Aprendizagem

Mapa Cognitivo Fatorial

:: ENSCER - Ensinando o Cérebro :: 2005 ::

Registrou-se a atividade elétrica cerebral de 40 crianças (N) com desenvolvimento cognitivo adequado e 40 crianças (D) indicadas com dificuldades de aprendizagem.

A análise de regressão entre o tempo de resposta nas tarefas de aritmética e a atividade cerebral registrada durante a realização dessas tarefas mostrou que:

1) o tempo de resposta dependeu da atividade em áreas cerebrais diferentes para as crianças N e D tanto para a soma quanto para a subtração;

2) três padrões de associação cerebral (F1, F2 e F3) estiveram relacionados com as atividades de soma e subtração nas crianças N e apenas dois padrões foram encontrados para as crianças D.