No início do projeto, os professores dessas escolas pólo
e das suas associadas, indicaram cerca de 400 crianças, que na sua
opinião apresentavam dificuldades de aprendizagem, para serem avaliadas
com o protocolo ENSCER® para identificação de portadores
de dificuldades de aprendizagem. Outras 100 crianças com histórico
de desenvolvimento escolar adequado foram escolhidas, aleatoriamente, nas
mesmas classes das crianças com suspeita de dificuldades de aprendizagem,
para servirem de grupo controle para o protocolo de avaliação
ENSCER®.
Os resultados da avaliação mostraram que as crianças
com histórico de dificuldade de aprendizagem apresentaram uma grande
deficiência nas atividades de leitura. Mesmo aquelas matriculadas
na quarta série, ainda não atingiram o nível de leitura
de frases. A capacidade de cálculo dessas crianças também
está muito prejudicada, não passando das operações
de soma e subtração com manipulação. Em contraposição
com esses resultados, as crianças com histórico de desenvolvimento
escolar adequado começam a dominar a leitura de palavras na primeira
série e têm uma leitura de frases consolidada na quarta série.
A aprendizagem da aritmética se inicia com o domínio da soma
e subtração na segunda série e da multiplicação
na quarta série. A divisão começa a ser compreendida
na quarta série.