ENSCER

No início do projeto, os professores dessas escolas pólo e das suas associadas, indicaram cerca de 400 crianças, que na sua opinião apresentavam dificuldades de aprendizagem, para serem avaliadas com o protocolo ENSCER® para identificação de portadores de dificuldades de aprendizagem. Outras 100 crianças com histórico de desenvolvimento escolar adequado foram escolhidas, aleatoriamente, nas mesmas classes das crianças com suspeita de dificuldades de aprendizagem, para servirem de grupo controle para o protocolo de avaliação ENSCER®.

 

Os resultados da avaliação mostraram que as crianças com histórico de dificuldade de aprendizagem apresentaram uma grande deficiência nas atividades de leitura. Mesmo aquelas matriculadas na quarta série, ainda não atingiram o nível de leitura de frases. A capacidade de cálculo dessas crianças também está muito prejudicada, não passando das operações de soma e subtração com manipulação. Em contraposição com esses resultados, as crianças com histórico de desenvolvimento escolar adequado começam a dominar a leitura de palavras na primeira série e têm uma leitura de frases consolidada na quarta série. A aprendizagem da aritmética se inicia com o domínio da soma e subtração na segunda série e da multiplicação na quarta série. A divisão começa a ser compreendida na quarta série.

Pesquisas Científicas

Avaliação Pedagógica: Investigando as etapas do desenvolvimento cognitivo

Pesquisas envolvendo o conhecimento do funcionamento cerebral e a prática em sala de aula começaram a evidenciar as etapas cognitivas pelas quais o aluno deve passar durante o seu aprendizado. Desenvolvemos um protocolo de avaliação do desenvolvimento cognitivo do aluno através da execução de atividades específicas em nosso software Aprendendo com Juca e Laura.

:: ENSCER - Ensinando o Cérebro :: 2005 ::