ENSCER

Pesquisas Científicas

Desenvolvimento NeuroCognitivo e Alfabetização

O Mapeamento NeuroCognitivo mostra as dificuldades da criança na alfabetização.

Reconhecimento de Palavras

Leitura de Palavras

Mapa Cognitivo Cerebral de Regressão
Tempo de Resposta x Entropia de Regressão

Reconhecimento de Palavras

Leitura de Palavras

Sem Dificuldades de Aprendizagem

Com Dificuldades de Aprendizagem

Mapa Cognitivo Fatorial

:: ENSCER - Ensinando o Cérebro :: 2005 ::

Registrou-se a atividade elétrica cerebral de 40 crianças (N) com desenvolvimento cognitivo adequado e 40 crianças (D) indicadas com dificuldades de aprendizagem.

A análise de regressão entre o tempo de resposta nas tarefas de leitura e a atividade cerebral registrada durante a realização dessas tarefas mostrou que:

1) o tempo de resposta dependeu da atividade em áreas cerebrais diferentes para as crianças NO e DA tanto para o reconhecimento de palavras (RP) quanto para a leitura semântica (LS);

2) três padrões de associação cerebral (F1, F2 e F3) estiveram relacionados com o reconhecimento de palavras tanto nas crianças NO quanto nas crianças DA, mas esses padrões são diferentes entre esses dois grupos, e

3) tres padrões de associação cerebral estiveram relacionados com a leitura semântica no grupo NO e apenas dois padrões no grupo DA.