Pesquisas Científicas
Desenvolvimento NeuroCognitivo e Alfabetização
O Mapeamento NeuroCognitivo mostra as dificuldades da criança na alfabetização.
|
|
Reconhecimento de Palavras |
Leitura de Palavras |
Mapa Cognitivo Cerebral de Regressão
Tempo de Resposta x Entropia de Regressão |
|
|
Reconhecimento de Palavras |
|
|
Leitura de Palavras |
Sem Dificuldades de Aprendizagem |
Com Dificuldades de Aprendizagem |
Mapa Cognitivo Fatorial |
:: ENSCER - Ensinando o Cérebro :: 2005 ::
Registrou-se a atividade elétrica cerebral de 40 crianças
(N) com desenvolvimento cognitivo adequado e 40 crianças (D) indicadas
com dificuldades de aprendizagem.
A análise de regressão entre o tempo de resposta nas tarefas
de leitura e a atividade cerebral registrada durante a realização
dessas tarefas mostrou que:
1) o tempo de resposta dependeu da atividade em áreas cerebrais diferentes
para as crianças NO e DA tanto para o reconhecimento de palavras (RP)
quanto para a leitura semântica (LS);
2) três padrões de associação cerebral (F1, F2
e F3) estiveram relacionados com o reconhecimento de palavras tanto nas crianças
NO quanto nas crianças DA, mas esses padrões são diferentes
entre esses dois grupos, e
3) tres padrões de associação cerebral estiveram relacionados
com a leitura semântica no grupo NO e apenas dois padrões no
grupo DA.