Clip - Guarulhos
Assessoria na Rede Privada
Desde 2001 a EINA vem desenvolvendo o Projeto Enscer no colégio Clip
em Guarulhos-SP. Inicialmente, a direção do colégio contratou
a assessoria da EINA para receber suporte na educação dos alunos
portadores de deficiências do seu programa de inclusão.
O Projeto Enscer sugeriu então realizar um Mapeamento Cerebral dos
alunos regulares para se ter um padrão de comparação
da Avalilação Cognitiva dos alunos incluídos. Assim poderíamos
acompanhar a evolução do desenvolvimento cognitivo dos alunos
incluídos em relação aos alunos considerados normais.
No entanto, com esse mapeamento pudemos observar que vários alunos
considerados normais apresentavam um sinal eletroencefalográfico característico
de distúrbios de aprendizagem ou comportamento. Além do sinal
do eletroencefalograma, observamos ainda que a organização cerebral
desses alunos durante a resolução das atividades apresentadas
não condizia com o padrão observado na maioria dos outros alunos
normais.
Ao questionarmos os professores e a direção da escola constatamos
que realmente se tratavam de alunos que apresentavam dificuldade de aprendizagem,
distúrbios de comportamento e que haviam sido em geral convidadas a
se retirarem das escolas em que se encontravam anteriormente ao ingresso no
Clip.
Com isso, passamos a orientar os professores e a direção da
escola não só na educação dos alunos portadores
de deficiências, mas também na avaliação e intervenção
pedagógica desses alunos portadores de distúrbios de aprendizagem
e comportamento.
:: ENSCER - Ensinando o Cérebro :: 2005 ::