Apae - Jundaí
Assessoria em Instituição sem Fins Lucrativos
No segundo semestre do ano de 1997, a APAE de JUNDIAÍ em parceria
com a EINA (Estudos em Inteligência Natural e Artificial Ltda) e com
o apoio da FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de
São Paulo), começou a desenvolver um projeto que visava utilizar
o conhecimento das neurociências para auxiliar os alunos portadores
de necessidades especiais no seu processo de aprender.
Como primeiro passo, o projeto previu a utilização do Material
de Apoio do Enscer por um grupo inicial de alunos da educação
infantil, atendidos individualmente em duas sessões semanais de uma
hora de duração.
Iniciaram-se, também, no mesmo ano a Avaliação Cognitiva
dessas crianças e a avaliação da sua estrutura cerebral
com a Ressonância Magnética, através da Faculdade de Medicina
da Usp.
Com base nessas avaliações chegou-se a um diagnóstico
das principais dificuldades e potencialidades de cada aluno. Com isso, observou-se
a necessidade de se reorganizar a prática pedagógica do professor
e repensar o conteúdo do PRODEME. Para isso foi implementado um serviço
de Capacitação Profissional para todos os professores e profissionais
envolvidos no projeto.
:: ENSCER - Ensinando o Cérebro :: 2005 ::