ENSCER

Apae - Jundaí

Assessoria em Instituição sem Fins Lucrativos

No segundo semestre do ano de 1997, a APAE de JUNDIAÍ em parceria com a EINA (Estudos em Inteligência Natural e Artificial Ltda) e com o apoio da FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo), começou a desenvolver um projeto que visava utilizar o conhecimento das neurociências para auxiliar os alunos portadores de necessidades especiais no seu processo de aprender.

Como primeiro passo, o projeto previu a utilização do Material de Apoio do Enscer por um grupo inicial de alunos da educação infantil, atendidos individualmente em duas sessões semanais de uma hora de duração.

Iniciaram-se, também, no mesmo ano a Avaliação Cognitiva dessas crianças e a avaliação da sua estrutura cerebral com a Ressonância Magnética, através da Faculdade de Medicina da Usp.

Com base nessas avaliações chegou-se a um diagnóstico das principais dificuldades e potencialidades de cada aluno. Com isso, observou-se a necessidade de se reorganizar a prática pedagógica do professor e repensar o conteúdo do PRODEME. Para isso foi implementado um serviço de Capacitação Profissional para todos os professores e profissionais envolvidos no projeto.

:: ENSCER - Ensinando o Cérebro :: 2005 ::