Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/geral/fases.php on line
17
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/geral/fases.php on line
17
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/geral/fases.php on line
17
Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/geral/fases.php on line
22
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/geral/fases.php on line
22
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/geral/fases.php on line
22
Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/geral/fases.php on line
27
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina_ling.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/geral/fases.php on line
27
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina_ling.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/geral/fases.php on line
27
Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/geral/fases.php on line
32
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina_lingg.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/geral/fases.php on line
32
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina_lingg.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/linguagem/geral/fases.php on line
32
Fases da Leitura e da Escrita
A psicolingüística tem mostrado que o aprendizado da leitura
e da escrita se faz em três fases ou etapas: a logográfica; a
alfabética e a ortográfica.
Fase Logográfica
Na Fase Logográfica, a criança utiliza apenas algumas das letras
que compõem a palavra para associá-las à semântica
que define a palavra.
A leitura da palavra ONÇA, por exemplo, pode ser realizada pelo reconhecimento
visual das letras O e N, por exemplo, que serão associadas à
memória semântica que descreve a onça como um animal selvagem
e carnívoro, com pintas, etc. Quando ouvimos a palavra ONÇA,
imaginamos mentalmente sua propriedades, recriando sua imagem visual, o som
de seu rugido, etc. O reconhecimento das letras O e N pode desencadear, na
criança, o mesmo processo de imaginação sobre o animal.
Através dessa lembrança, ela também relembrará
a fonação da palavra onça. Por isso, apesar de utilizar
apenas as letras O e N, fonará a palavra inteira onça (Figura
1).
A ON ÇA é um animal: Selvagem e Carnívoro
Figura 1
Fase Alfabética
Com o progredir do aprendizado, a criança passará a utilizar
uma quantidade maior de letras para identificar todas as palavras que está
aprendendo a ler. Com isso, começa a descobrir a estrutura silábica
das palavras, porque neurônios no cérebro se especializam para
representar as combinações freqüentes de letras que formam
as sílabas de uma língua. Essa etapa do desenvolvimento do aprendizado
da leitura e escrita corresponde à chamada Fase Alfabética (Figura
2).
Figura 2
Grupos de letras que aparecem freqüentemente juntas (por exemplo, sílabas
e palavras) ativam grupos específicos de neurônios, que por sua
vez aumentam a conectividade entre todos os neurônios envolvidos no
reconhecimento das diversas letras. Dessa maneira, esse novos neurônios
aprendem a reconhecer as sílabas de uma língua. (Figura 2)
A criança inicia a descoberta da estrutura silábica da língua
e sua escrita se torna alfabética, pois tende a escrever como fala.
É a fase de uma escrita na qual calcula é grafada como caucula;
chapéu é escrito como xapel, etc. A partir desse momento, é
necessário iniciar-se um treino ortográfico mais intenso.
Fase Ortográfica
Somente depois que a criança começou a desenvolver uma escrita
silábica é que devemos começar a cobrá-la pelas
regras de ortografia. Geralmente, tal treino deve ser feito somente a partir
da 2 série.