ENSCER

Login
Entrar em Contato
Ver Meus Contatos

Artigos EINA - Deficiência Estrutural

Assimetria Ventricular

A assimetria ventricular foi sempre considerada uma variação normal de padrão na ressonância magnética. Entretanto, tem-se acumulado evidências de que pode ser o único sinal encontrado tanto em casos de paralisia cerebral como deficiência mental.

A assimetria ventricular pode sinalizar um perda de fibras de interconexão do lado aumentado, que justificaria um funcionamento cerebral prejudicado, tanto no caso do contrôle motor como no caso de atividades cognitivas.

A assimetria ventricular pode estar ou não associada a outras anomalias cerebrais. O valor de QI pode variar de pequeno a grande. Além disso, déficits mais específicos podem ser associados ao hemisfério lesado. Assim, distúrbios de linguagens podem ser mais freqüentes quando o ventrículo esquerdo é maior que o direito. Deficiências em atividades visuoespaciais podem estar mais evidentes em casos de ventrículo direito maior. De qualquer maneira, a assimetria ventricular parece, hoje, ser um sinal importante para a identificação das causas de deficiência mental.

 

 

 

Links Relacionados

1. Microcefalia

2. Dislexia

3. Apae

4. Ressonância

5. Inteligência

:: ENSCER - Ensinando o Cérebro :: 2019 ::