Grupo NO |
Grupo DL |
Dois grupos de crianças foram estudados tendo seus eletroencefalogramas registrados enquanto solucionavam uma atividade de leitura de palavras. O grupo NO foi formado por alunos sem dificuldades de aprendizagem. O grupo DL foi formado por alunos portadores de dificuldades de aprendizagem da leitura.
O grupo NO apresentou 3 fatores, cujas organizações das áreas associadas podem ser consideradas como responsáveis pelos seguintes processos cognitivos envolvidos com a tarefa apresentada:
F1: áreas frontais = controle executivo;
F2: áreas occipito-parieto-temporais = reconhecimento visual de palavras (HE) e objetos (HD);
F3: áreas temporais = levantamento semântico das palavras (HE) e objetos (HD).
O grupo DL apresentou apenas 2 fatores:
F1: áreas anteriores = controle executivo;
F2: áreas posteriores = reconhecimento visual de palavras (HE) e objetos (HD).
Observamos em ambos os grupos uma ativação de áreas homólogas bilaterais, o que pode ser interpretado como uma integração das informações verbais (HE) e visuais (HD), uma vez que a tarefa em questão envolveu a apresentação tanto de palavras escritas quanto das imagens dos objetos referentes a essas palavras.