Visite o site do Enscer - Ensinando o Cérebro!

Mapeamento Cerebral com EEG

Exemplo

Doutor Fábio Theoto Rocha

Mapeamento Cognitivo Cerebral

Grupo NO

Grupo DL

Mapas Cognitivos Cerebrais - Leitura de Palavras

Dois grupos de crianças foram estudados tendo seus eletroencefalogramas registrados enquanto solucionavam uma atividade de leitura de palavras. O grupo NO foi formado por alunos sem dificuldades de aprendizagem. O grupo DL foi formado por alunos portadores de dificuldades de aprendizagem da leitura.

O grupo NO apresentou 3 fatores, cujas organizações das áreas associadas podem ser consideradas como responsáveis pelos seguintes processos cognitivos envolvidos com a tarefa apresentada:

F1: áreas frontais = controle executivo;

F2: áreas occipito-parieto-temporais = reconhecimento visual de palavras (HE) e objetos (HD);

F3: áreas temporais = levantamento semântico das palavras (HE) e objetos (HD).

O grupo DL apresentou apenas 2 fatores:

F1: áreas anteriores = controle executivo;

F2: áreas posteriores = reconhecimento visual de palavras (HE) e objetos (HD).

Observamos em ambos os grupos uma ativação de áreas homólogas bilaterais, o que pode ser interpretado como uma integração das informações verbais (HE) e visuais (HD), uma vez que a tarefa em questão envolveu a apresentação tanto de palavras escritas quanto das imagens dos objetos referentes a essas palavras.