Visite o site do Enscer - Ensinando o Cérebro!

Mapeamento Cerebral com EEG

Neurônio

Doutor Fábio Theoto Rocha

O neurônio é uma célula que no sistema nervoso central possue um prolongamento de membrana denominado axônio com inúmeras ramificações e diversos outros prolongamentos denominados dendritos.

Um arquétipo de neurônio preve uma sinapse entre o axônio de um neurônio e os dendritos de outro. Essa sinapse ocasiona um potencial sináptico no neurônio pós-sináptico que é o resultado da troca de íons entre o meio intra e extracelular. Somando-se todas as sinapses ocorridas em um neurônio pode-se chegar ao limiar em que se é gerado um potencial de ação ao longo do axônio desse neurônio.

Esse potencial de ação desencaderá no terminal sináptico do axônio a abertura de canais de cálcio. A entrada de cálcio no terminal sináptico fará com que vesículas de neurotransmissores se fundam com a membrana plasmática e liberam esses transmissores na fenda sináptica.

Esses transmissores se ligarão a receptores na membrana da outra célula pós-sináptica. Esses receptores podem se abrir e permitir a entrada de íons que alterará o potencial de membrana dessa célula, gerando um novo potencial sináptico e possivelmente um novo potencial de ação.

Assim a comunicação neural se transmite entre os neurônios do sistema nervoso.