Muitas são as causas das disfunções cerebrais, que complicam o processo de aprendizagem das crianças portadores de lesões cerebrais. Qualquer tentativa de melhorar este processo, requer uma boa compreensão da funcionalidade de cada um desses cérebros, de modo a:
Identificar claramente as potencialidades e dificuldades de cada criança, e
Definir eficientemente as melhores estratégias de ensino que garantam o desenvolvimento cognitivo da criança.
O ENSCER é um ambiente computacional que fornece as ferramentas necessárias
para desenvolver melhores técnicas, tanto para diagnóstico quanto
ensino de crianças portadoras de deficiência cerebral. O seu
uso, nos últimos dois anos na APAE-Jundiaí, mostrou a sua eficiência
como ferramenta auxiliar na educação da criança deficiente,
uma vez que sua utilização acelerou e aumentou a aquisição
dos conceitos previstos nos programas definidos para Pré-Escola e Alfabetização.
O ensino da criança deficiente cerebral tem estado a cargo de entidades
especializadas, como por exemplo as APAEs,
encarregadas de implementar os programas de Educação Especial,
que visam a preparar a possível integração do deficiente
cerebral na sociedade. Mais recentemente, tem-se discutido a Integração
do Deficiente na Rede Básica de Ensino, como alternativa a esse processo
tradicional.
O aprimoramento do ensino do deficiente, tanto através de programas especiais ou através da sua inclusão na rede básica, poderá contar com a utilização de sistema informatizados, tais como o ENSCER, que não só tornem o processo pedagógico mais rico, mas também que reduzam o custo motor e sensorial do aprendizado. O computador, seguramente, é o meio mais eficiente para o portador de Paralisia Cerebral utilizar a escrita e pode ser a ferramenta ideal para facilitar a leitura no caso do Deficiente Visual.
A disponibilização desses sistemas informatizados através
da Internet, seguramente, ampliará e democratizará a sua utilização
e colocará, à disposição das entidades responsáveis
pela educação da criança deficiente, um conjunto grande
de ferramentas
modernas para adaptar, acelerar e facilitar o aprendizado dessa criança.
O objetivo principal do projeto ENSCER é desenvolver um sistema integrado de software para:
diagnose e prognose da deficiência cerebral em crianças e
apoio das atividades pedagógicas programadas para desenvolver a capacidade cognitiva da criança deficiente.
O sistema foi pensado para:
numa primeira fase (em final de desenvolvimento), operar como um software
tradicional no ambiente Windows, e ser utilizado como um sistema de apoio
pedagógico e diagnóstico levando em consideração
o EEG;
numa segunda fase, operar no ambiente Internet, para alcançar uma população constituída tanto de usuário individuais como clientes institucionais especializadas no atendimento à criança deficiente, ou mesmo pela rede de ensino básico, dentro da política de inclusão dessa criança na rede pública de ensino. Na Internet, o ENSCER deve ser utilizado como uma ferramenta que ajude a criança a desenvolver suas capacidades através de um conjunto de atividades integradas e ajustadas ao nível do seu desenvolvimento.