ENSCER

Área do Professor

Histórico de Contatos Pessoais


Contato Enviado pelo Usuário dia: 13/05/2006 às 13:21:14

Assunto: Avaliação do Aluno

PORTUGUÊS 1-Prestou bastante atenção na história,aprendeu a manipular o mouse. 2-Nomeou todas as letras,reconheceu todas. 3-Não lê,mas reconhece o símbolo da letra. 4-Conseguiu reconhecer pela 1ª letra da palavra . 5-Esqueceu o roteiro da história ,também as personagens,fez só com ajuda. MATEMÁTICA 1-Conta e reconhece a quantidade. 2-Reconhece os numerais,compara. 3-Reconhece a quantidade e o numeral. 4-Manipulação parcial,conta da 1ªquantidade até a 2ª,juntando as quantidades. 5-Não tem paciência de fazer a contagem regressiva,clica em qualquer número,com ajuda conta os números que sobraram e acerta;conseguiu subtrair por grupinhos de 2 em 2. 6-Não consegue juntar acima de 10,pela falta de reconhecimento mental do numeral;conta até a quantidade de dedos das mãos,dificuldade em visualizar 2 grupos separadamante,manipulação parcial. 7-Não consegue representar 2 grupos ,no grupo de 10 consegue manipular sem dificuldade,desenvolve com ajuda.

Contato Enviado pelo Enscer dia:13/05/2006 à s 13:21:14

Assunto: Observações sobre a Avaliação do Aluno

Professor, Nos roteiros de frases orais, você deve relatar se o aluno reconheceu o sujeito, verbo ou objeto. Para isso, você pergunta: "Quem foi para a escola?" O aluno pode responder "O Juca" ou pode clicar diretamente na figura. Nesse caso, em o aluno não sabe quem é o Juca você pode mostrar a figura para ele, mas deverá fazer o seguinte relato: "O aluno reconheceu o sujeito, mas não identificou a figura". Em seguida, você pode reler a frase apontando cada palavra que lê na tela do computador. Depois, pergunta: "Você sabe onde está escrito Juca?" O aluno pode apontar a palavra, mostrando que ele localizou a palavra na frase, apesar de não ter lido. Assim, você deverá continuar seu relato: "Localizou o sujeito na frase, mas não leu." Esses relatos serão utilizados para compararmos essa avaliação com o desempenho do aluno no final do projeto. Para isso, estamos treinando uma equipe para analisar os dados e estamos criando algumas ferramentas de informática para otimizar o processo, garantir resultados confiáveis e divulgá-los de maneira clara. Para todo esse processo funcionar adequadamente, é imprecindível que os relatos sigam uma mesma linguagem. Agora, vocês estão mandando os relatos pelo Canal de Comunicação, justamente para podermos discutir isso e esclarecermos as dúvidas. Lembre-se sempre de consultar, no Material de Apoio, as orientações e o exemplo. Em matemática, no Roteiro 3, como o aluno reconheceu a quantidade: mentalmente ou contando com o mouse, com o dedo? No Roteiro 4, parece que o aluno efetuou a Manipulação Simplifica. Fábio

:: ENSCER - Ensinando o Cérebro :: ::