Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/pesquisas/artigos/calcula.php on line
17
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_pesquisas.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/pesquisas/artigos/calcula.php on line
17
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_pesquisas.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/pesquisas/artigos/calcula.php on line
17
Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/pesquisas/artigos/calcula.php on line
22
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_pesquisas_artigos.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/pesquisas/artigos/calcula.php on line
22
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_pesquisas_artigos.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/pesquisas/artigos/calcula.php on line
22
"O cérebro que Calcula."
Armando F. da Rocha, Aline Lourenço, Andrea G. Rondó , Cecília
S. Bursztyn, Samanta Palmieri, Renée X. Menezes.
Resumo
É uma tradição de nossa cultura considerar a matemática
como um sistema de processamento simbólico, que caracteriza e distingue,
assim como a linguagem, o homem dos animais. Essa tradição associa
a aritmética e a linguagem, e justifica a idéia de que o aprendizado
e o uso dos números é dependente da capacidade de falar humana.
Todo o ensino da aritmética organiza-se em torno da fala: o recitar
dos números, a memorização das tabuadas como listas de
frases, etc. Uma nova visão do problema apareceu incentivada pelo desenvolvimento
das neurociências, na qual o conhecimento e o uso dos números
é um processo resultante da evolução da vida na terra
e suportado por circuitos neurais específicos. Esse conhecimento modifica
a prática de ensino na sala de aula. Neste trabalho, apresenta-se resultados
de uma pesquisa com crianças matriculadas da primeira à quarta
séries do ensino fundamental, da rede pública, sobre a cronometria
e as estratégicas de solução do cálculo aritmético.
Discute-se os achados e propõ-se um modelo neural para o processo de
contar a resolução da soma, subtração e multiplicação.
Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/pesquisas/artigos/calcula.php on line
62
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/parceiros.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/pesquisas/artigos/calcula.php on line
62
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/parceiros.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/pesquisas/artigos/calcula.php on line
62