ENSCER

Login
Entrar em Contato
Ver Meus Contatos

FAPESP - Mogi

Trabalho realizado na Terceira Etapa

Definição das classes

Os critérios para definição das classes precisaram obedecer aos diferentes níveis de desenvolvimento cognitivo, tanto para o aprendizado da linguagem quanto da matemática. Portanto, foram criadas classes em 4 níveis diferentes para desenvolvimento da linguagem e 4 níveis diferentes para desenvolvimento da matemática. Outro fator para definição das classes foi a carga horária semanal. Assim estipulamos o seguinte cronograma:

Tabela I – Classes e Horários

  2ª Feira
3ª Feira 4ª Feira 5ª Feira 6ª Feira
8:00-10:00
13:00-15:00
Grupo 1 Port Grupo 2 Port Grupo 1a Port Grupo 2 Mat Grupo 1a Mat
10:00-12:00
15:00-17:00
Grupo 3 Port Grupo 4 Port Grupo 3 Mat Grupo 4 Mat Grupo 1 Mat

Cada classe comportará 10 alunos sendo atendidos 2 a 2 em cada um dos cinco computadores. Essa decisão foi tomada por termos observado que os alunos encontram, muitas vezes, a solução de muitos dos seus problemas nas atividades de algum colega de sala. O homem é um animal que deve grande parte do seu aprendizado à sua capacidade de imitação. No entanto, temos maior facilidade para imitar aquilo que está mais próximo do nosso conhecimento prévio. Assim, em dupla, os alunos podem compartilhar seus conhecimentos facilitando o aprendizado um do outro. Outra vantagem do atendimento em dupla, é que assim, podemos fazer com que cada aluno seja atendido duas vezes por semana, sem reduzir o número de alunos atendidos. Sedo atendido 2 vezes, cada aluno pode freqüentar duas classes de níveis diferentes, respeitando assim o seu desenvolvimento em cada disciplina.

Como em uma semana podemos atender até 10 classes e foram estipulados 4 níveis para cada disciplina, ficamos com dois horários livres. Esses horários serão utilizados para se duplicar um nível que tenha maior número de alunos, para que nenhuma classe ultrapasse o limite de 10 crianças.

Classificação dos alunos

Realizadas as avaliações pedagógicas, o desempenho de cada aluno foi analisado e foram definidas as classes de português e matemática na qual ele seria atendido. No entanto, algumas classes acabaram tendo mais do que 10 alunos e outras menos. Então, os próprios profissionais foram incumbidos em acertarem as classes, deslocando alguns alunos para um nível acima ou abaixo daquele estipulado pelos coordenadores. Fecharam-se assim as classes e os profissionais puderam iniciar a convocação, enviando aos pais um comunicado com os horários de atendimento que iniciaram dia 28-08.

:: ENSCER - Ensinando o Cérebro :: 2019 ::