ENSCER

Login
Entrar em Contato
Ver Meus Contatos

FAPESP - Mogi

Trabalho realizado na Primeira Etapa

Desenvolvimento da Anamnese

A anamnese utilizada (Anexo - Anamnese) foi elaborada pelos coordenadores através de suas experiências anteriores para avaliação e ensino de crianças portadoras de necessidades educativas especiais (Rocha, A. F., C. C. Leite, F. T. rocha, E. Massad, G. G. Cerri, S. A. O. Angellotti, E. H. G. Gomes, C. C. M. Oliveira (2006) Mental Retardation: A MRI study of 146 Brazilian Children. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 4:186-192) ou com dificuldades de aprendizagem. Essa anamnese aborda as principais questões relacionadas com um possível trauma neurológico responsável pela dificuldade de aprendizagem e ou comportamento. Inúmeras questões são descritas em ampla bibliografia e no próprio estudo realizado pelo Enscer na APAE de Jundiaí, no Colégio Clip em Guarulhos e na rede municipal de educação de Mogi das Cruzes.

Conteúdo Básico da Anamnese:

1) a gestação da criança;
2) as condições de parto;
3) desenvolvimento psiconeuromotor, com ênfase na aquisição da marcha e linguagem;
4) moléstias na primeira infância;
5) ocorrência de distúrbios de aprendizagem em outros membros da família, e
6) ocorrência de problemas psiquiátricos ou neurológicos em outros membros da família.

Capacitação para aplicação da Anamnese

Não bastava entregar o questionário para que os profissionais fizessem as perguntas para as mães. Foi preciso orienta-los para que estabelecessem uma conversa descontraída para obter assim o maior número de informações fidedignas. Outro intuito da capacitação foi fazer com que os profissionais compreendessem a importância e a implicação que cada informação teria na avaliação da condição neurológica dos alunos. Os profissionais deveriam redigir um relato das informações transmitidas pelas mães.

Acompanhamento da Anamnese

Conforme os profissionais realizavam as anamneses elas deviam ser enviadas aos coordenadores para que eles pudessem acompanhar o andamento do trabalho e pudessem começar a analisar o conteúdo das informações. Para isso foi desenvolvido um Portal na Internet (Anexo – Portal Enscer), onde os profissionais teriam acesso, com uma senha exclusiva, para inserirem em uma base de dados SQL os seus relatórios das anamneses.

:: ENSCER - Ensinando o Cérebro :: 2019 ::