ENSCER

Login
Entrar em Contato
Ver Meus Contatos

FAPESP - Mogi

4.3 – Base de dados

A coleta de informações sobre a História do Desenvolvimento de cada Criança será feita pelo pessoal encarregado em cada escola da matrícula das crianças. O sistema de base de dados será criado utilizando-se o sistema Access da Microsoft e o sistema KII desenvolvido pela EINA Ltda. O KII é um gerenciador inteligente de bases de dados SQL, que utiliza técnicas de Programa Inteligente em Sistemas Distribuídos (Rocha et al, 1996).

Fig. 6 – O sistema KII

A história da criança é lançada na base de dados do KII, de uma maneira inteligente, pois um grafo de conhecimento é utilizado para controlar a navegação pelos formulários, de modo a garantir a obtenção de todas as informações necessárias. Por exemplo, a referência de problemas com a pressão arterial materna, ativa o grafo correspondente para que sejam colhidas informações complementares, que serão utilizadas para a avaliar se esse problema poderia afetar o feto.

O KII permite a programação de questionários inteligentes, através da implementação de grafos de navegação (Fig. 6 ), que define quais as novas informações a serem buscadas em função daquelas já obtidas. Dessa maneira, dados iniciais (definidos aqui como gatilhos) sobre a história da gestação, parto, etc., orientam a busca de informações mais específicas, sempre que forem indicativos de eventos anormais ou de interesse para caracterização de eventuais distúrbios cerebrais ou cognitivos.

Rocha et al, 2003 identificaram, em seu projeto na APAE-Jundiaí e em seu trabalho no colégio CLIP, um conjunto de informações sobre a História do Desenvolvimento da Criança que estão bastante associadas às disfunções cerebrais identificadas através da ressonância magnética (RM) ou da análise eletroencefalográfica. Esse dados serão utilizados para orientar a implementação inicial dos questionários inteligentes a serem utilizados para a coleta de dados. A análise estatística desses dados será utilizada para refinamento do conhecimento representado pelos grafos iniciais.

:: ENSCER - Ensinando o Cérebro :: 2019 ::