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FAPESP - Mogi

4.1 - Avaliação

Os alunos inicialmente classificados no grupo DA serão submetidos a uma avaliação com a utilização do ENSCER. Para esse fim, serão utilizadas um conjunto de atividades informatizadas desenvolvidas com a finalidade de identificar a capacidade da criança em (Rocha e Rocha, 2000):

a) identificar visualmente números ou letras;
b) nomear números ou letras;
c) leitura e escrita de conjunto de palavras sobre temas específicos: animais, cores, formas geométricas, material escolar e nomes de pessoas;
d) identificar quantidade de elementos em conjuntos distintos;
e) associar (visualmente ou oralmente) numerais às quantidades de elementos reconhecidos;
f) leitura e escrita de frases sobre temas específicos: animais, vida na escola, charadas populares;
g) realizar as quatro operações aritméticas com números de 1, 2 e 3 dígitos;
h) compreensão de histórias sobre temas específicos: animais e parque nacionais, e
i) compreensão e solução de problemas envolvendo as quatro operações aritméticas.

A escolha das atividades a serem utilizadas nessa avaliação dependerá do estágio de desenvolvimento cognitivo de cada criança, conforme apontado inicialmente por sua professora.

As crianças classificadas no grupo GN realizarão atividades semelhantes, para efeitos comparativos, que serão escolhidas em função do programa de atividades planejadas pela professora para trabalho em sala de aula.

A avaliação das crianças do grupo DA será feita individualmente, em sala especificamente montada para tal fim e por professores especialmente treinados para tal tarefa. As crianças do grupo GN realizarão suas atividades no laboratório de informática de sua escola, em grupos definidos por classes e orientadas pelo professor monitor desse laboratório.

Outro conjunto de atividades informatizadas, diferente daquele utilizado para avaliação, porém de igual conteúdo cognitivo, será utilizado para obtenção dos registro do EEG das crianças dos grupos GN e DA, que será realizado por monitores especialmente treinados para tal fim.

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