Em 1997, a EINA – Estudos em Inteligência Natural e Artificial, a APAE – Jundiaí e a Faculdade de Medicina da USP se propuseram a desenvolver o Projeto ENSCER®, com o objetivo de desenvolver um sistema para diagnóstico das deficiências e distúrbios de aprendizagem e para auxiliar o desenvolvimento cognitivo das crianças portadoras dessas dificuldades (Fig. 1).
Esse projeto contou com o apoio financeiro do CNPq – Conselho Nacional de Pesquisas, na sua linha de Projetos Temáticos em Educação, e da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, tendo sido um dos primeiros projetos financiados através do Programa PIPE – Programa de Inovação em Pequenas Empresas.
Através desse projeto, desenvolveu-se:
a) o software para apoio educacional “Aprendendo com Juca e Laura ®
“, cujas atividades informatizadas são desenvolvidas de acordo
com o programa curricular de cada série da Educação Infantil
e Ensino Fundamental. Esse software é utilizado como ferramenta de
apoio, complementando as atividades desenvolvidas em sala de aula e também
como ferramenta para caracterização do desenvolvimento cognitivo
da criança, e
b) o software “ Mapeamento Cognitivo Cerebral = MCC ” , para mapeamento
da atividade cerebral associada à solução de atividades
informatizadas do software Aprendendo com Juca e Laura ®.
O sistema MCC permite o estudo da funcionalidade cerebral da criança em idade escolar, e tem sido utilizado para investigar o desenvolvimento neural ligado ao aprendizado da leitura e escrita, bem como da aritmética.
A participação da Faculdade de Medicina da USP no projeto ENSCER®, permitiu, além da análise do desenvolvimento cognitivo com o sistema MCC, ainda uma avaliação da estrutura cerebral através da técnica de Ressonância Magnética Estrutural (RM) em um estudo com 146 crianças matriculadas na APAE de Jundiaí.
Esse estudo mostrou que:
a) a RM é normal em 50% dos alunos estudados e que os outros 50% dos
alunos apresentam lesões estruturais de vários tipos (Fig. 2);
b) o estresse materno durante a gravidez é uma causa fundamental do
insulto cerebral (estrutural ou não) associado à deficiência
mental (Fig. 3),
c) o estresse materno associado aos problemas de saúde materna (hipertensão,
diabetes, problemas ginecológicos, etc. ) é uma causa freqüente
das lesões estruturais observadas na RM (grupo RML na Fig. 3), e
d) o estresse materno associado a antecedentes familiares de alcoolismo, doença
mental, epilepsia e doença psiquiátrica, é uma causa
freqüente de deficiência mental com RM preservada (grupo RMN na
Fig. 3).
RMN – grupo sem lesão na Ressonância Magnética.
RML – grupo com lesão na Ressonância Magnética.
Gravidez: N – norma,l P – pressão arterial alterada, S
– estresse, A – tentativa de aborto, G – problemas ginecológicos,
D – diabetes, O – outras.
Família: T – total de crianças com referências a
problemas na família, M – retardo mental na família, E
– epilepsia na família, A – alcoolismo, S – estresse,
P – antecedentes psiquiátricos.
DNPM – Desenvolvimento NeuroPsicoMotor: M – retardo no desenvolvimento
motor; L – retardo no desenvolvimento da linguagem, N – desenvolvimento
normal
O uso do software “Aprendendo com Juca e Laura ®” bem como de novas abordagens pedagógicas elaboradas a partir do estudo realizado, permitiram uma aceleração da aprendizagem na APAE de Jundiaí, mesmo no caso daquelas crianças com extensas lesões estruturais (Fig. 4) e com um grande atraso no desenvolvimento neuro-psiquíco-motor. Essa aceleração da aprendizagem tem resultado na inclusão de um número cada vez maior de alunos da APAE no ensino regular ou supletivo.
A despeito das lesões cerebrais congênitas, as crianças alcançaram um bom desenvolvimento na leitura, escrita e cálculo aritmético. Os Mapas Cognitivos Cerebrais mostram a realocação da funcionalidade cerebral que permite esse desenvolvimento.