ENSCER

Login
Entrar em Contato
Ver Meus Contatos

Mogi das Cruzes

Capacitação Profissional >>> Listas dos Cursos de Capacitação

1) O que é Inteligência?

Discute-se o conceito de inteligência à luz da funcionalidade cerebral, mostrando que ela depende de como o indivíduo associa suas diversas áreas cerebrais para a solução dos problemas a serem resolvidos. Explica-se o conceito de coeficiente de inteligência ( QI ) e se faz uma análise crítica do uso dos chamados Testes de QI. Inicia-se a discussão de um projeto de Avaliação Cognitiva.

2) Avaliação Cognitiva

Neste curso será discutido que:

O período de gestação materna é fundamental para um bom desenvolvimento cerebral do bebê. O curso mostrará como mapear possíveis problemas de saúde cerebral, ocasionados por traumas na gestação. O profissional se torna ciente do problema de seus alunos e com isso mais capacitado para contornar suas dificuldades.

3) Cérebro e Linguagem

Discute-se a organização cerebral para processamento e aprendizagem da linguagem oral e escrita. Mostra-se que leitura e escrita são atividades cerebrais distintas. Mostra-se como se realiza o aprendizado dessas habilidades à luz dos conhecimentos atuais em neurociências. Discute-se casos de distúrbios da aquisição da linguagem oral e dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita.

4) A Dislexia

Discute-se a dislexia como uma patologia de linguagem que se caracteriza por dificuldades no aprendizado da leitura e escrita, e que tem uma forte dependência genética. Apresenta-se uma proposta de trabalho para facilitar o desenvolvimento da criança disléxica.

5) Distúrbio de Desenvolvimento da Aquisição da Linguagem

Os distúrbios no desenvolvimento da aquisição da linguagem têm uma variação bastante grande e múltiplas causas. Apresenta-se uma resenha dos principais tipos de distúrbios e suas causas. Discute-se casos reais de atraso na aquisição da linguagem. Apresenta-se propostas de trabalho em sala de aula para promover o desenvolvimento das crianças com distúrbios de desenvolvimento da linguagem.

6) Cérebro e Matemática

Explica-se como a capacidade de quantificar e operar quantidades surge nos animais e como essas capacidades aumentam em complexidade no homem. Mostra-se que o bebê humano já nasce com capacidade de identificar e operar pequenas quantidades. Discute-se as diferenças de sexo e a matemática.

7) Discalculias

As discalculias ou dificuldades na aprendizagem do processo de contar e da aritmética básica têm inúmeras causas, sendo que algumas delas parecem ter um componente genético. Como identificar a criança com essas dificuldades e como ajudá-la é o assunto a ser discutido.

8) Atenção, Memória e Aprendizado

Discute-se os mecanismos básicos sobre atenção, memória e aprendizagem, com especial ênfase nos processos de maturação da criança em idade escolar. Explica-se os conceitos de memória descritiva e memória procedural. Discute-se os distúrbios de atenção e memória.

9) Emoção

O curso mostra como a evolução desenvolveu circuitos cerebrais responsáveis pela sensação das emoções com o objetivo de assegurar a sobrevivência dos animais. O curso também mostra como emoção e razão trabalham muito mais em conjunto do que geralmente se imagina.

10) A Deficiência Mental

Discute-se o conceito de deficiência mental e estuda-se as principais causas dos distúrbios cognitivos que resultam em uma redução da capacidade intelectual do indivíduo. Apresenta-se os resultados de um estudo eletroencefalográfico e de ressonância magnética realizada em 150 crianças com QI menor que 70, realizado na APAE-Jundiaí.

11) Inclusão com Responsabilidade

Discute-se a inclusão da criança deficiente à luz dos conhecimentos atuais das neurociências em relação às suas necessidades particulares impostas pela sua disfunção cerebral.

:: ENSCER - Ensinando o Cérebro :: 2024 ::