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Mogi das Cruzes
Avaliação Cognitiva - EM Etelvina
População
Fizemos em 2004 uma avaliação sobre o histórico de gestação,
primeira infância e desempenho escolar de alunos matriculados no Ensino
Fundamental e na Educação Infantil de escolas com alto índice
de vulnerabilidade social. Dessa avaliação, aqueles que se enquadravam
em um perfil de distúrbio de aprendizagem ou comportamento foram selecionados
para o estudo neuro-cognitivo. Incluiu-se ainda no estudo irmãos dos
alunos desse grupo.
Freqüência de ocorrência das queixas
ADH – distúrbio de atenção e/ou hiperatividade;
I – impulsividade; DL – dificuldade na leitura e/ou escrita; DC
– dificuldade em cálculo, OC – desorganização
no caderno.
O trabalho nessas escolas é realizado através de reuniões
quinzenais com os professores. Inicialmente, discute-se a caracterização
das crianças consideradas incluídas ou com distúrbios
de aprendizagem. Numa primeira etapa, o professor indica os casos que tem
em sala de aula e justifica essa indicação. Na etapa seguinte,
cada criança é avaliada com a utilização do sistema
ENSCER® de atividades informatizadas, enquanto tem seu eletroencefalograma
registrado. Na última etapa do processo, os resultados obtidos nessa
avaliação cognitiva e funcional são confrontados com
aqueles disponibilizados pela professora, e uma caracterização
final do desenvolvimento cognitivo da criança é estabelecida.
A partir dessa caracterização, discute-se a prática em
sala de aula com cada professor, com o objetivo de obter o melhor progresso
de cada criança.