Warning: include() [function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in /home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/referencias/linguagem/geral/bates.php on line 17

Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/topo.php) [function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/referencias/linguagem/geral/bates.php on line 17

Warning: include() [function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/topo.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in /home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/referencias/linguagem/geral/bates.php on line 17

Warning: include() [function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in /home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/referencias/linguagem/geral/bates.php on line 23

Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos.php) [function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/referencias/linguagem/geral/bates.php on line 23

Warning: include() [function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in /home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/referencias/linguagem/geral/bates.php on line 23

Warning: include() [function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in /home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/referencias/linguagem/geral/bates.php on line 28

Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_traduzidos.php) [function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/referencias/linguagem/geral/bates.php on line 28

Warning: include() [function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_traduzidos.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in /home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/referencias/linguagem/geral/bates.php on line 28

Warning: include() [function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in /home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/referencias/linguagem/geral/bates.php on line 33

Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_trad_ling.php) [function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/referencias/linguagem/geral/bates.php on line 33

Warning: include() [function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_trad_ling.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in /home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/referencias/linguagem/geral/bates.php on line 33

Artigos de Referência - Linguagem - Geral

Linguagem, Gestos e Desenvolvimento Cerebral - Apresentação

Elizabeth Bates e Frederic Dick

Centro para Pesquisa em Linguagem e Departamento de Ciência Cognitiva da Universidade da Califórnia


Por muito tempo, os cientistas vem discutindo se a linguagem possue um sistema próprio de representação no cérebro ou se ela compartilha

Alguns aspectos da aquisição da linguagem parecem acompanhar o desenvolvimento de gestos. Aos 8 - 10 meses as crianças começam a demonstrar compreensão de palavras. Nessa mesma idade elas começam a utilizar gestos para apontar, mostrar, dar, acenar. Outros aspectos do desenvolvimento também estão presentes nessa idade: usar ferramentas, imitação de atos desconhecidos.

Em paralelo com a produção das primeiras palavras, as crianças começam executar ações associadas com objetos: aproximar o telefone do ouvido, passar o pente no cabelo, por um copo na boca.

Pesquisas realizadas a partir da tradição Piagetiana se focaram na correlação entre marcos específicos da linguagem e eventos específicos da cognição, incluindo diferentes níveis de complexidade em comunicação gestual e em jogo simbólico.

Ao contrário da tradição Piagetiana, estudos a partir do trabalho de Vygotsk se focaram em como as crianças focam a atenção em objetos ou eventos que os adultos estão olhando.

:: ENSCER - Ensinando o Cérebro :: 2025 ::