Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/neurociencias/imaginacao.php on line
17
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/neurociencias/imaginacao.php on line
17
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/neurociencias/imaginacao.php on line
17
Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/neurociencias/imaginacao.php on line
22
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/neurociencias/imaginacao.php on line
22
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/neurociencias/imaginacao.php on line
22
Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/neurociencias/imaginacao.php on line
28
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina_neuro.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/neurociencias/imaginacao.php on line
28
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina_neuro.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/neurociencias/imaginacao.php on line
28
Imaginação
O processo de imaginação, no qual simulamos eventos que poderão
ocorrer ou que teriam ocorrido, tem uma organização cerebral
semelhante àquela de recuperar informações da memória,
ou seja, do relembrar.
A simulação de eventos no processo de imaginar não utiliza
uma memória específica, mas usa relações entre
eventos, pessoas, objetos, etc. que se mostraram mais freqüentes em nossas
observações do mundo, e que portanto estão melhor memorizadas.
A partir dessa memória mais geral, que chamamos em geral de memória
de protótipos ou conhecimento genérico, simulamos na memória
de trabalho, ou executiva, eventos possíveis e os localizamos no tempo
e espaço. Essa memória organiza neurônios parietais e
das áreas occipitais primárias, da mesma maneira como no processo
do relembrar, para criar a sensação do imaginado.
À medida em que cresce o nosso conhecimento de mundo, aumenta nossa
capacidade de imaginar. Mas ter uma mente criativa requer treinamento. É
preciso aprender a buscar novas relações entre os fatos já
aprendidos.
O imaginar se diferencia do relembrar, porque se apoia sobre a simulação
de novas relações entre as coisas que já observamos,
para criar o novo. O relembrar apenas recupera as relações vivenciadas.
Moldar uma mente criativa é ensinar a ela o jogo de simular relações
plausíveis. É ajudá-la a definir quais as relações
entre grupos de neurônios (áreas cerebrais) são úteis
e quais as que devem ser evitadas. É aumentar o seu conhecimento geral
sobre o mundo.
A simulação de relações ao acaso, quando dominante,
define um raciocínio patológico. Gera visões distorcidas
do mundo. Algumas disfunções cerebrais favorecem esse tipo de
imaginação patológica ou alucinação. A
fronteira entre o gênio criador e o patológico pode ser muitas
vezes muito tênue.
O Faz de Conta é uma ferramenta de aprendizagem importante utilizada
pela criança. Através da simulação ela se apropria
das realidades do mundo em que vive.