A compreensão do processo de cálculo como uma manipulação de blocos - de dez elementos no caso do sistema decimal - é fator importante para o desenvolvimento de estratégias rápidas e eficientes de cálculo, principalmente na multiplicação e divisão.
A compreensão do cálculo dentro da estrutura decimal pode ser trabalhada, também, com a utilização de algoritmos menos comuns na escola tradicional, mas muito eficientes para ilustrar alguns processo.
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43 |
43 |
43 |
x
4 |
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4 |
x
4 |
___ |
____ |
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172 |
para indicar a transposição da dezena resultante do produto
4 x 3.
Entretanto, o algoritmo mostrado a seguir pode facilitar a compreensão da operação:
43 |
43 |
43 |
x
4 |
x
4 |
x
4 |
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12 |
12 |
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160 |
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172 |
Esse tipo de algoritmo é muito utilizado na escola francesa.
Outro processo para treino da operação de multiplicação pode ser o de decomposição de operações. Nesse processo, ensina-se a criança que uma operação complexa pode ser decomposta em outras operações já conhecidas por ela. Assim por exemplo, o produto 43 x 4 é transformado em ( 40 + 3 ) x 4 = 40 x 4 + 3 x 4 = 160 + 12 = 172.
Lembre-se, o sucesso no treinamento das operações aritméticas depende de se favorecer o aprendizado do maior número de estratégias de cálculo, de modo a dar maior versatilidade para a criança em encontrar o resultado do problema proposto.
Por esse motivo, o Sistema ENSCER(r) disponibiliza um Editor de Rascunho, junto às atividades de matemática, que permite a criança simular qualquer algoritmo, mesmo aqueles processos elementares de manipulação de elementos.