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Artigos EINA - Matemática - Nível 4

Moeda

A quantificação do dinheiro depende de circuitos cerebrais distintos daqueles para a quantificação de distâncias e número de objetos, pois o valor do dinheiro está associado ao seu valor de compra.

O valor de R$ 33,00 não é interpretado como a quantidade representada pelo mesmo número 33 que representa 33 elementos de um conjunto. A criança deve associar, no caso de R$33,00, o número 33 com as notas ou moedas de R$1,00. Só a partir desse momento ela terá uma idéia do poder de compra de R$ 33,00 e portanto da quantidade por ele representado.

O treinamento do cálculo com a moeda pode ser iniciado com a eqüivalência de valores. A criança deve decompor valores monetários utilizando notas e moedas de menor valor.

As operações de decomposição de moeda são fundamentais para que o indivíduo manuseie adequadamente o dinheiro. Quando começa a dominar relações do tipo:

R$ 50,00 = 5 x R$ 10,00 = 10 x R$ 5,00 = 50 x R$ 1,00 = 100 x R$ 0,50 , etc.

Ou

R$ 18,50 = R$ 10,00 + R$ 5,00 + 3 x R$1,00 + R$ 0,50

o indivíduo começa a aprender a manusear o dinheiro e está preparado para aprender as operações aritméticas envolvendo a moeda.

Como a quantificação do dinheiro depende de circuitos que associam valores numéricos com o poder de obter aquilo que o indivíduo deseja, a quantificação fica dependente de neurônios localizados no lobo frontal e no sistema límbico. Esses circuitos são distintos daqueles para representação das linhas de números, localizadas principalmente no lobo parietal.

O valor subjetivo do dinheiro depende das trocas e compras desejadas que ele nos permite realizar. Por isso, a quantificação do dinheiro depende da decomposição das cifras nos múltiplos das moedas e notas que estão associadas a essa valorização subjetiva. O valor de R$ 33,00 depende do que ele nos permite comprar, e isso é calculado a partir do que pode ser comprado com R$ 50,00, R$ 10,00, R$ 5,00, etc.

Para ajudar a criança a associar o valor do dinheiro com seu poder de compra, pode-se praticar jogos de tabuleiro onde a ela deverá comprar, pagar, dar troco, etc.

A dependência das áreas frontais e límbicas para a quantificação do dinheiro explica porque certas crianças têm dificuldades com o manuseio da moeda enquanto são capazes de operar relativamente bem as quatro operações aritméticas.

Mas lembre-se, a eficiência nas operações aritméticas também depende da capacidade de decomposição das operações em cálculos que o indivíduo melhor domina. Por isso, dificuldades em manusear o dinheiro se relacionam freqüentemente com uma menor eficiência no cálculo matemático em geral.

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