ENSCER

Login
Entrar em Contato
Ver Meus Contatos

Artigos EINA - Matemática - Nível 3

Soma

Certas atividades para treino da adição devem disponibilizar elementos para contagem, que permitem à criança utilizar qualquer processo de manipulação para obtenção do resultado. Assim, por exemplo, dada uma adição qualquer, a criança pode usar a:

Manipulação Simplificada

A criança conta o total dos elementos associados aos operandos para obter o resultado. Assim, conta 1, 2, 3, 4, 5 e 6, para obter o resultado.

O processo de contagem pode ser apontando, marcando com os dedos ou nomeando verbalmente.

Regra do Mínimo

Outras atividades para o treino da adição deve disponibilizar elementos para contagem segundo o processo de manipulação conhecido como regra do mínimo:

Com o aprimoramento da linha de números, a criança passa a identificar as quantidades associadas aos operandos, de modo que dada uma adição – por exemplo 5 + 4 – ela identifica a quantidade do maior operando e completa a contagem com a quantidade do menor operando para obtenção do resultado. Assim, conta 6, 7, 8 e 9, para obter o resultado.

Cálculo Mental

Com o aprimoramento dos processos anteriores, a criança deve evoluir para o treino da adição através da estratégia de cálculo mental:

O aprimoramento do processo de contagem permite sua internalização, de modo que a criança simula mentalmente a contagem para obter o resultado, sem necessidade de manifestar externamente essa ação por verbalização ou movimentação de dedos. Assim, dirá muitas vezes depois de um breve período de silêncio: "Ah! Já sei, o resultado é 6". Durante o período de silêncio simulou mentalmente alguma das estratégias acima.

:: ENSCER - Ensinando o Cérebro :: 2024 ::