Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/matematica/nivel3/calculo.php on line
16
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/matematica/nivel3/calculo.php on line
16
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/matematica/nivel3/calculo.php on line
16
Warning: include() [
function.include]: http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/matematica/nivel3/calculo.php on line
21
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/matematica/nivel3/calculo.php on line
21
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_artigos_eina.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/5.3/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/material/artigos/eina/matematica/nivel3/calculo.php on line
21
Cálculo
Admite-se, hoje, que o processo de cálculo aritmético é
baseado no processo de contar (veja o artigo Controlando o Olho e o Dedo para
Aprender a Contar). Aprendemos a solucionar, por exemplo, o cálculo:
4 + 3 = 7
porque aprendemos a unir os conjuntos correspondentes e a quantificar a cardinalidade
do conjunto correspondente, contanto seus elementos:
Cada vez que "lembramos" o resultado do cálculo 4+3=7, na
verdade, estamos refazendo essa operação.
Por esse motivo, as atividades programadas para o treinamento da soma e subtração,
devem se apoiar em estratégias que permitem a criança manipular
os elementos dos conjuntos associados à operações a ser
realizada (veja o livro "O
Cérebro na Escola").
O aprimoramento do cálculo aritmético a ser obtido na escola
é um aprimoramento de estratégias de contagem que aceleram o
processo e diminuem os erros. Todos nós utilizamos várias estratégias
de contagem para cálculo das diversas operações aritméticas
(veja Estratégias de Cálculo: Soma e Subtração).