Discute-se o conceito de inteligência à luz da funcionalidade cerebral, mostrando que ela depende de como o indivíduo associa suas diversas áreas cerebrais para a solução dos problemas a serem resolvidos. Explica-se o conceito de coeficiente de inteligência ( QI ) e se faz uma análise crítica do uso dos chamados Testes de QI. Inicia-se a discussão de um projeto de Avaliação Cognitiva.
Palestra: O cérebro como um sistema inteligente de processamento distribuído
Explica-se o funcionamento associativo do cérebro, discutindo-se sua organização para o processamento da linguagem. Mostra-se que o aprendizado é a descoberta das associações mais eficazes para solucionar um problema. A inteligência é então conceituada como a plasticidade desse aprendizado e da realocação de tarefas, no caso da lesão cerebral. Ilustra-se a palestra com casos reais.
Oficina de Trabalho: O desenvolvimento cognitivo e sua avaliação.
Discute-se os pontos básicos a serem considerados em uma avaliação cognitiva que possa orientar adequadamente o profissional na identificação das necessidades da criança com deficiências ou distúrbios de aprendizagem. Mostra-se a utilização do software ENSCER® para desenvolvimento e avaliação cognitiva.