Warning: include() [
function.include]: URL file-access is disabled in the server configuration in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/caape/capacitacao_mais.php on line
10
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_caape.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/caape/capacitacao_mais.php on line
10
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_caape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/caape/capacitacao_mais.php on line
10
Warning: include() [
function.include]: URL file-access is disabled in the server configuration in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/caape/capacitacao_mais.php on line
11
Warning: include(http://www.enscer.com.br/includes/menu_caape_capac.php) [
function.include]: failed to open stream: no suitable wrapper could be found in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/caape/capacitacao_mais.php on line
11
Warning: include() [
function.include]: Failed opening 'http://www.enscer.com.br/includes/menu_caape_capac.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in
/home/storage/c/2a/27/enscer/public_html/caape/capacitacao_mais.php on line
11
CAAPE - Enscer
Capacitação Profissional
A EINA promove Capacitação Profissional através de
Cursos organizados em parceria com as Escolas ou Entidades. Os cursos podem
se constituir de Palestras, Oficinas de Trabalho ou Discussão de Casos.
O projeto ENSCER tem como argumento central que o aprender é um processo
cerebral que sofre tanto a influência de uma herança genética
importante, a qual garante um sucesso inicial da pessoa num mundo que sofre mudanças lentas, como é
capaz de inovar e criar novos modelos que sirvam ao propósito de adaptar
o indivíduo a essas mudanças.
Um número
crescente de observações em múltiplas culturas sobre
o desenvolvimento intelectual da criança tem mostrado que:
Certas funções intelectuais já estão razoavelmente
desenvolvidas em idades mais precoces do que as preconizadas pelas teorias
existentes, como também são de domínio de inúmeros
animais.
As crianças mantêm o uso de estratégias diferentes para
a solução do mesmo problema durante um longo tempo (Fig. 1).
Mesmo estratégias consideradas primitivas -- como solucionar um problema
de soma com a utilização de contagem de dedos -- permanece como
viável e utilizável durante toda a nossa vida.
É outro argumento central do projeto ENSCER que o aprender deve
resultar no desenvolvimento de várias estratégias distintas
para solução do mesmo problema, principalmente quando este estiver
relacionado a funções intelectuais mais gerais.
A inteligência, segundo essa ótica, é a capacidade de
ser eficiente em encontrar novas soluções para novos problemas.
O cérebro é capaz de fazer isso por ser um sistema constituído
por um conjunto de agentes (circuitos cerebrais), cada um dos quais especializado
na solução de uma tarefa específica (Fig. 2). Sua capacidade
de solucionar problemas consiste na versatilidade de seus agentes em se associarem
de maneiras distintas para adaptarem o sistema a situações diferentes.
É outra proposição importante do projeto ENSCER, considerar
que o aprender envolve o desenvolvimento da conectividade cerebral necessária
à associação dos agentes mais adequados para a solução
de um dado problema, novo ou antigo.